top of page

Os oito remédios naturais

  • Ana Andrade, LifeStyle Coach
  • 14 de jul. de 2017
  • 4 min de leitura

Conhecidos como os “Oito Remédios Naturais”, esses simples princípios inspirados orientam-nos a manter a temperança física, mental e espiritual para, de forma salutar, podermos desfrutar de saúde plena. Estes oito remédios são:


1 nutrição

Esse princípio envolve muito mais que a alimentação. Podemos nos alimentar em quantidade suficiente, mas não ficarmos bem nutridos quando usamos alimentos que não contêm os nutrientes necessários que nosso corpo precisa.

Sendo formado por células que estão em constante desgaste e renovação, nosso corpo é abastecido e reparado por meio dos alimentos que comemos. Somos bombardeados diariamente pelo marketing da indústria alimentícia e seus produtos que apelam intensamente para o apetite, mas que são desprovidos de nutrientes naturais. Verdadeiramente, Gênesis 1:29 estabelece os princípios básicos da alimentação que o nosso corpo necessita para promover força física e vigor: “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a Terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.”


2 exercício físico

O exercício físico regular contribui para a produção das endorfinas, um agente natural antidepressivo, animador, que nos faz sentir bem. Quando não praticamos exercícios, limitamos o nosso corpo, contribuímos para sua decadência e propiciamos diferentes enfermidades. Além disso sabemos dos inúmeros benefícios que podem ser observados na saúde cardiovascular, redução do peso corporal, diminuição do percentual de gordura, redução dos níveis sanguíneos de açúcar, triglicerídeos e colesterol.


3 água

Esse precioso e incomparável líquido supre as necessidades de cada órgão do corpo e ainda previne enfermidades, pois fortalece o nosso sistema imunológico. Quando usada internamente, refrigera e revigora as células, limpando o nosso organismo das indesejáveis impurezas. Externamente, tonifica, regula a circulação e proporciona relaxamento muscular, resultando em calma e descanso.


4 luz solar

A luz solar mantém a vida em nosso planeta. As plantas, os animais, o ser humano, todos nos beneficiamos da luz solar e dela dependemos para o oxigênio, alimento e vida. Divinamente estabelecido, o Sol tem efeito fortalecedor em nosso corpo, sendo o responsável pela síntese da vitamina D3, além de elevar o bem-estar geral pela produção da endorfina e seus efeitos calmantes. A exposição ao Sol aumenta a circulação, diminui a pressão arterial, facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para as células. A luz solar também auxilia no aumento da função do fígado, que é responsável pela limpeza e remoção dos componentes tóxicos de nosso corpo, além de aumentar a produção das células vermelhas e brancas do sangue, contribuindo assim para um sistema imunológico mais forte.


5 temperança

De acordo com Ellen G. White, escritora e educadora cristã norte-americana, temperança é abster-se inteiramente daquilo que é prejudicial e usar sabiamente aquilo que é saudável. Tanto no aspecto da alimentação como do trabalho, descanso e uso de nossos recursos, somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, e importa que vivamos uma vida equilibrada quanto à administração dos bens e recursos que Deus nos dá.


6 ar puro

O ar puro é essencial para a saúde. Esse ar é formado por uma mistura de gases que não podemos ver ou cheirar. Foram criados por Deus não só para a manutenção da vida, como também para outros aspectos físicos da natureza ao nosso redor. Juntamente com o exercício físico, a respiração apropriada de ar puro fortalece os pulmões, e ambos contribuem para a melhor troca de gases em nosso organismo, revitalizando assim os nossos órgãos.


7 descanso

O corpo humano foi formado de maneira única e necessita de descanso para recompor suas energias vitais. O repouso é um remédio natural, essencial à manutenção e restauração da saúde e da boa disposição, principalmente àqueles que mantêm um estilo de vida sedentário e urbano. Nosso organismo foi programado com um ciclo de 24 horas, sendo um terço desse período destinado ao repouso. Esse repouso contribui diretamente para a reposição das células e tecidos, como também para a produção de hormônios essenciais, inclusive os hormônios do crescimento, produzidos nas horas noturnas.


8 confiança em Deus

Deus é o Criador e Mantenedor do Universo e de Suas criaturas. Como nosso Criador, Ele nos deu todos os remédios da natureza. Ele nos conhece mesmo antes de termos sido formados (Sl 139:13) e nos ama com um amor incondicional (Jr 31:3). Ele sabe que, como criaturas, dependemos dEle para viver uma vida plena. A confiança em Deus proporciona a esperança de uma vida melhor, motiva-nos e nos impulsiona na vida, influenciando todos os aspectos de nossa existência. Acreditar que somos criados à Sua imagem e que fomos resgatados pelo sangue de Cristo na cruz do Calvário faz-nos entender a dimensão do amor divino e direciona a perspectiva de nosso viver. A confiança em Deus mantém a saúde física, mental e espiritual, proporcionando-nos paz e alegria. (Mt 11:28; João 14:27). Verdadeiramente, podemos usufruir hoje mesmo os benefícios de um viver saudável pela prática dos princípios que nos foram concedidos sob Sua especial instrução. Quando negligenciamos o uso e a prática desses princípios, limitamos nosso potencial e qualidade de vida para servir a Deus e ao nosso semelhante.


Referência: www.Adventistas.org


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Integração Sistêmica em Saúde
Coach Ana
+55 11  98564-0970
  • Instagram - Ana Andrade
  • Facebook - Ana Andrade
Coach Elaine
+55 11  98574-0929
  • Instagram - Elaine Valério

 Orgulhosamente criado por Ana Andrade

  • w-facebook
  • w-blogger
bottom of page